domingo, 2 de janeiro de 2011


O problema da mente e da consciência tem atormentado o homem a muitos séculos. Tentar desvendar o mistério por trás de nossos pensamentos, sentimentos, emoções e memórias desafia a ciência em todos os seus aspectos. As Neurociências como conhecemos hoje têm passado por um questionamento profundo e, arrisco até a dizer, somente uma mudança radical de paradigma poderá nos conduzir ao entendimento maior da mente e da consciência.


Lendo alguns livros sobre a história da ciência, começo a perceber essa mudança que tem se aproximado. A física quântica vem tentar explicar aquilo que a física clássica não tinha acesso: as micropartículas. Mais do que isso, a teoria quântica nos permitira investigar o que está por trás da matéria.


A junção entre teoria quântica e mente/consciência não é recente, foi realizada pela primeira vez em 1930. Mas como toda mudança de paradigma é lenta, parece que somente nos últimos anos tem sido admitido um questionamento mais profundo.


E na tentativa de desafiar a todos, ficam algumas perguntas sobre o mistério da mente e da consciências:

Será que realmente é possível explicar esses fenômenos a partir da teoria quântica?

O quanto nós realmente podemos ter acesso ao objeto de estudo?

Será que as neurociências, e as ciências de uma forma em geral, estão realmente preparadas para uma mudança profunda no paradigma?


Dê sua opnião em nosso blog: http://neurocienciasaplicadas.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário